A Missão brinquedOPA é uma iniciativa de pessoas comuns, que decidiram seguir o ideal jesuíta de amar e servir nas áreas em que mais se precisa de ajuda.

quarta-feira, 20 de junho de 2007

O que é uma brinquedoteca?

Brinquedoteca é uma coisa simples: pegue uma sala e uma porção de jogos, brinquedos, livros e gibis. Organize tudo isso em prateleiras, caixas e armários, tome bastante cuidado com a limpeza e segurança das crianças e abra a porta. O resto é uma festa.




Mas como toda festa tem que ter um pouco de ordem, as brinquedotecas da Missão BrinquedOPA têm como balizas três linhas de desenvolvimento:

- Linha científica: atividades relativas ao conhecimento da natureza, ao funcionamento dos organismos e das máquinas, buscando despertar toda forma de curiosidade nas crianças e adolescentes;

- Linha artística: atividades criativas envolvendo todas as formas de arte, promovendo um conhecimento maior das técnicas e formas de arte como uma forma de educação dos sentidos para o belo;

- Linha lúdica: atividades em grupo em forma de jogo ou brincadeira que despertem e desenvolvam habilidades diversas, em particular a capacidade de imaginar e de sonhar.

Além disso, é preciso um pouco de disciplina. O cotidiano da brinquedoteca é organizado em torno de três regras báscias que precisam estar na ponta da língua. São elas:


1) Ninguém brinca sozinho: visa desenvolver o sentido de grupo e uma educação para a vida comunitária e política;

2) Pegou, guardou: visa despertar o sentido de ordem e de co-responsabilidade;

3) Brinquedo não sai da brinquedoteca: visa consolidar a consciência de que a brinquedoteca é um espaço público a ser preservado como espaço acessível a todos.

Associado aos missionários e aos voluntários locais que respondem em primeiro lugar pelas atividades realizadas na brinquedoteca, constituiu-se por convite um grupo de animadores-mirins.

Essas crianças e adolescentes são escolhidos a partir das habilidades que manifestam e colaboram na condução dos trabalhos ensinando a usar certos jogos ou auxiliando na organização do acervo. Desta forma espera-se reforçar o sentido de co-responsabilidade e de liderança. A colaboração é espontânea e voluntária, não impedindo que as crianças e adolescentes participem como brincantes das atividades.

O uso normal da brinquedoteca-biblioteca é determinado pelo interesse espontâneo que cada criança manifesta pelos brinquedos que quer usar. No entanto, alguns dias devem ser dedicados ao uso especial de um brinquedo apenas, quando um tema específico guia as atividades em torno a uma das linhas de desenvolvimento (científico, artístico e lúdico).

A Missão BrinquedOPA é um projeto gerenciado e representado pela Associação Grupo OPA - AOPA.

Para saber mais, entre em contato com a gente!

3 comentários:

Anônimo disse...

Que legal ver uma foto das crianças com o brinquedo que era meu e agora está lá, com elas e fazendo essa meninada mais feliz! Ganhei meu dia. Obrigada Robertinho

Unknown disse...

Adorei saber desta Brinquedoteca, eu estudo sobre isso e considero fundamental para o desenvolvimento das crianças.

Unknown disse...

Gostei muito da matéria e me insperei nela para desenvolver outra no site:www.incubadoradesign.com.br. Obrigada!
Cláudia Melo