A Missão brinquedOPA é uma iniciativa de pessoas comuns, que decidiram seguir o ideal jesuíta de amar e servir nas áreas em que mais se precisa de ajuda.

sábado, 16 de junho de 2007

Ajudar as almas...

"Ajudar as almas. Eis uma frase que Santo Inácio sempre repetia, uma espécie de refrão do bem que ele sentia que Deus queria que ele fizesse."

É assim que começa um dos primeiros relatos de padre Roberto Ribeiro sj. quando retornou de Jenipapo, em 2005. Era a segunda vez que o grupo de missionários se reunia na pequena vila da Ilha de Marajó, no Pará, desta vez para ajudar a montar uma brinquedoteca.

Tudo era muito despretencioso. Da primeira vez que fomos à Jenipapo, em 2004, fizemos uma espécie de colônia de férias com as crianças. Eram 7 frenceses e 4 brasileiros acompanhados pelo ainda diácono Robertinho. Depois disso, ganhamos sede, viramos marca e até fundamos fábricas de jogos e brinquedos.

O tempo passou e o projeto missionário ganhou força, gente, e já atua em duas outras comunidades. Além de Jenipapo, a BrinquedOPA também está presente em Vazantes, no Ceará, e na periferia de Natal, no Rio Grande do Norte.

A gente já foi longe e plantamos as sementes nesses lugares muitas vezes esquecidos. Sentimos com muita alegria essas sementes brotarem e sempre voltamos para casa com o espírito enriquecido. O tempo todo aprendemos que mais do que bonecas, carrinhos e livros, o mais importante é levar PRESENÇA!

Nenhum comentário: