Ajudar as almas...
"Ajudar as almas. Eis uma frase que Santo Inácio sempre repetia, uma espécie de refrão do bem que ele sentia que Deus queria que ele fizesse."
É assim que começa um dos primeiros relatos de padre Roberto Ribeiro sj. quando retornou de Jenipapo, em 2005. Era a segunda vez que o grupo de missionários se reunia na pequena vila da Ilha de Marajó, no Pará, desta vez para ajudar a montar uma brinquedoteca.
Tudo era muito despretencioso. Da primeira vez que fomos à Jenipapo, em 2004, fizemos uma espécie de colônia de férias com as crianças. Eram 7 frenceses e 4 brasileiros acompanhados pelo ainda diácono Robertinho. Depois disso, ganhamos sede, viramos marca e até fundamos fábricas de jogos e brinquedos.
O tempo passou e o projeto missionário ganhou força, gente, e já atua em duas outras comunidades. Além de Jenipapo, a BrinquedOPA também está presente em Vazantes, no Ceará, e na periferia de Natal, no Rio Grande do Norte.
A gente já foi longe e plantamos as sementes nesses lugares muitas vezes esquecidos. Sentimos com muita alegria essas sementes brotarem e sempre voltamos para casa com o espírito enriquecido. O tempo todo aprendemos que mais do que bonecas, carrinhos e livros, o mais importante é levar PRESENÇA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário